Como se preparar para um exame oral? Conselhos e recomendações

As provas orais, embora não tão comuns como as provas escritas, figuram entre as estratégias de avaliação mais comuns em todos os níveis de ensino, nomeadamente em certos cursos universitários.

Por este motivo, é comum que os estudantes tenham de os enfrentar repetidamente durante os seus anos de formação.

Por este motivo, é importante conhecer a forma correcta de se preparar para estes exames. Convidamo-lo a continuar a ler para obter mais informações.

O que são as provas orais?

Como o nome indica, as provas orais são aquelas em que os alunos devem defender oralmente um tema perante o professor e os restantes colegas.

Geralmente, isto significa fazer uma apresentação à turma utilizando diferentes tipos de material de apoio e responder a perguntas colocadas pelo professor e pelos outros alunos.

Neste aspecto, as provas orais são muito diferentes das provas escritas. Muitas pessoas ficam muitas vezes nervosas com a realização de provas orais, especialmente quando se apresentam perante os seus colegas e o professor.

No entanto, nestas alturas, é importante lembrar que interagimos com eles todos os dias. Portanto, neste sentido, uma prova oral não é diferente de explicar qualquer assunto aos nossos amigos.

Uma das principais razões que contribuem para a dificuldade dos exames orais é o facto de não estarmos habituados a fazê-los.

Porque é que são tão difíceis?

Desde tenra idade, somos ensinados a fazer avaliações escritas. Por isso, quando confrontados com uma situação invulgar, ficamos mais nervosos.

No entanto, é apenas uma questão de prática. Alguns estudos demonstraram que, quando nos habituamos às provas orais, temos um desempenho muito melhor do que nas provas escritas.

Como se preparar para uma prova oral?

Devido à natureza deste tipo de avaliação, é bastante comum serem feitas perguntas tanto pelos professores como pelos colegas durante ou no final do exame.

Por este motivo, para se preparar correctamente para uma prova oral, é necessário dominar o assunto na sua totalidade. Por conseguinte, é importante que se concentre em conseguir a máxima retenção possível da informação.

Para isso, é importante realizar sessões de aprendizagem eficazes, com o mínimo de distracções e o máximo de concentração.

Não tente memorizar tudo

Não tente memorizar o conteúdo tal como aparece no material de estudo. Embora esta estratégia possa parecer a mais eficaz, tem uma grande desvantagem: se se esquecer de uma palavra ou de um termo, ficará bloqueado e não conseguirá continuar a explicar o assunto, o que, aos olhos de um professor, lhe custará pontos valiosos.

Isto porque não terá realmente compreendido a matéria, mas apenas a terá memorizado, o que é muito diferente.

Por conseguinte, a melhor maneira de se preparar para os exames orais é desenvolver os diferentes pontos que compõem o tema de estudo com as suas próprias palavras.

Ao fazê-lo, estará a garantir um conhecimento profundo da matéria, o que lhe permitirá responder às várias perguntas sem hesitação e explicar o tema com confiança.

Conselhos para uma prova oral

Para além de uma preparação adequada, é muito importante ter em consideração alguns pontos que o podem ajudar a obter um melhor resultado durante os exames orais.

Entre as principais dicas que pode aplicar para ter sucesso numa avaliação oral estão:

  • Utilizar um gravador para preparar a sua apresentação.
  • Estudar todas as aulas que compõem o tema.
  • Se não tiver a certeza de como responder a uma pergunta, peça um momento para organizar os seus pensamentos.
  • Certifique-se de que tem uma boa voz e uma linguagem corporal adequada.
  • Lembre-se que uma avaliação oral é como falar com os seus amigos.

Desta forma, será mais difícil ficar preso durante a defesa. Além disso, saber que está bem preparado fará com que se sinta menos stressado, o que contribuirá para uma apresentação muito mais bem sucedida.

Utilizar um gravador

A utilização de um gravador é um dos melhores truques para ter um bom desempenho durante uma prova oral.

ingresso ao portal do aluno UFAC

Desta forma, pode gravar-se a si próprio enquanto explica o tema que vai defender durante a avaliação e ouvir-se a si próprio depois.

Graças a esta técnica, poderá descobrir se hesita em algum ponto da explicação, se fica preso, se fala demasiado depressa, se o seu tom de voz é adequado, entre outros aspectos que seriam muito difíceis de notar sozinho, mas que o professor irá perceber.

Desta forma, conseguirá fazer uma apresentação muito mais completa e adequada. Este é um dos melhores truques para se preparar para os exames orais.

Estudar todas as aulas

Se quer obter boas notas numa prova oral, é importante que domine todo o tema da avaliação. Não se limite a memorizar o tema que deve defender, expanda os seus conhecimentos aprendendo toda a lição.

Desta forma, estará preparado para as perguntas e reduzirá as hipóteses de o professor lhe perguntar algo a que não sabe responder.

Tenha calma

Como já foi referido, não é invulgar que os professores, os colegas ou outros ouvintes tenham perguntas sobre o tema. Se se preparou correctamente, é provável que não tenha problemas com isso.

No entanto, pode deparar-se com uma pergunta que o apanhe desprevenido. Isto é totalmente normal durante as apresentações orais, acontece mesmo aos melhores oradores.

Nestes casos, temos tendência a ficar muito nervosos. No entanto, em vez de ficar em branco, de não responder ou de começar a divagar sobre temas que não correspondem à pergunta, o melhor a fazer é parar um pouco para organizar os seus pensamentos.

Desta forma, poderá pensar numa resposta adequada, ou mesmo fazer um esboço para o ajudar a responder.

No entanto, se não conseguir, não tenha medo de admitir que não tem uma resposta para o momento. O seu professor poderá dar-lhe uma ajuda para esclarecer a dúvida.

Assegure-se de que tem um bom tom de voz

Um aspecto muito importante durante as provas orais é manter sempre um tom de voz adequado. O seu objectivo é garantir que tanto o professor como os seus colegas compreendam o que está a explicar.

Por conseguinte, mesmo que domine perfeitamente a matéria, se falar demasiado depressa, demasiado baixo ou se não compreender o que quer dizer, a sua nota não será boa. O ideal é manter a voz lenta e calma durante toda a apresentação.

Por outro lado, deve ter muito cuidado com a sua linguagem corporal. Se andar para trás e para a frente, olhar para o chão ou segurar os braços com demasiada rigidez, isso mostrará que está nervoso e perderá pontos.

Por conseguinte, deve manter-se calmo, olhar para o público e fazer gestos com as mãos quando achar necessário.

Finja que está a falar com amigos

É normal sentir-se nervoso antes de apresentar uma avaliação oral. Ter de explicar um tema em frente de várias pessoas pode ser muito difícil para alguns alunos.

portal do aluno Faculdade Metropolitana

No entanto, é importante lembrar que as pessoas que o vão ouvir são os seus amigos e professores, com quem partilha a vida quotidiana. Por conseguinte, não há razão para estar nervoso, pois será como conversar com eles sobre qualquer assunto.

Se seguir estes conselhos simples, poderá ser bem sucedido em qualquer exame oral que faça. Não se esqueça de manter um tom de voz adequado e de cuidar da sua postura ao falar.