Técnica Pomodoro: Como aplicar o método Pomodoro nos seus estudos

A técnica Pomodoro é um dos métodos de estudo mais eficientes que existem. Quer pretenda estudar para um exame importante ou adiantar os trabalhos de casa, esta estratégia dar-lhe-á resultados muito satisfatórios, desde que a aplique correctamente.

Convidamo-lo a continuar connosco para aprender todos os detalhes sobre a técnica Pomodoro. Desta forma, saberá como utilizá-la da forma mais eficiente possível.

 

O que é a técnica de estudo Pomodoro?

A técnica Pomodoro consiste em utilizar um temporizador para dividir o tempo de estudo em blocos de trabalho que são separados por curtos períodos de descanso.

Depois de completar quatro blocos de estudo, faz-se uma pausa mais longa. Cada um destes tempos de trabalho é designado por “Pomodoro”.

A principal vantagem desta técnica reside nos seus intervalos de descanso. Graças a estes, a mente mantém-se relaxada e a concentração é facilitada durante os blocos de estudo.

Desta forma, estudar torna-se uma actividade mais suportável e menos stressante. Além disso, os tempos de trabalho fazem com que os estudantes se sintam mais encorajados a cumprir os seus objectivos dentro dos prazos estabelecidos.

Em suma, a técnica Pomodoro divide o tempo de estudo em intervalos curtos, mas de alta intensidade, nos quais os estudantes devem esforçar-se por ser o mais produtivos possível.

 

Objectivo central da técnica Pomodoro

O objectivo central da técnica Pomodoro é permitir que os estudantes alcancem um elevado nível de concentração e produtividade durante os seus períodos de trabalho, sem desenvolver stress ou fadiga mental como resultado.

É por isso que o método de estudo em questão emprega pequenas pausas após cada Pomodoro, bem como uma pausa mais longa após quatro Pomodoros.

O tempo limitado dos intervalos de estudo desafia os estudantes a cumprirem um certo número de objectivos antes de o tempo limite expirar. Assim, é necessário manter-se concentrado e eliminar as distracções para o conseguir.

Assim, a técnica Pomodoro permite-lhe optimizar os intervalos de trabalho para obter melhores resultados e progredir com as tarefas em mãos de uma forma mais eficiente.

Tempos Pomodoro

Os tempos Pomodoro podem variar de acordo com as preferências pessoais de cada aluno. No entanto, em geral, os blocos de trabalho têm uma duração de 25 minutos.

Para obter um melhor resultado ao utilizar este método de estudo, recomenda-se a utilização de um temporizador ou de aplicações especiais que permitam organizar o tempo de forma adequada.

Após cada Pomodoro de 25 minutos, recomenda-se fazer uma pausa de cinco minutos. Desta forma, poderá limpar a sua mente, manter-se concentrado e evitar a exaustão.

Por outro lado, depois de completar um total de quatro Pomodoros de 25 minutos, deve fazer uma pausa mais longa. Em geral, é aconselhável que esta pausa dure entre 20 e 30 minutos. Depois disso, começa-se de novo.

Para que é que serve?

Como já foi referido, a técnica Pomodoro é utilizada para aumentar a produtividade durante um determinado período de trabalho.

Isto é conseguido graças a uma série de benefícios, entre os quais se destacam os seguintes:

Minimizar as distracções e gerir o tempo de forma mais eficiente.

Uma das principais funções da técnica Pomodoro é permitir que os alunos reduzam as distracções e utilizem o seu tempo de forma mais eficiente.

Desta forma, tentam manter um elevado nível de concentração durante as sessões de estudo. Se receberem uma mensagem, uma chamada, um e-mail ou outra distracção, devem lidar com ela durante os intervalos.

Reduzir o cansaço físico e mental

Graças às frequentes pausas utilizadas durante a técnica Pomodoro, os estudantes têm a oportunidade de se levantar, fazer alongamentos, andar pela sala, comer um lanche ou entreter-se brevemente.

Isto evita o aparecimento de desconforto nas costas e permite que a mente se desligue do objecto de estudo durante alguns minutos, permitindo-lhe ter novas ideias ou simplesmente vaguear durante o intervalo.

É sabido que a fadiga física e mental tem uma influência directa na capacidade de concentração de uma pessoa. Por conseguinte, ao fazer pausas frequentes, é possível manter um elevado nível de produtividade durante um período de tempo mais longo.

Manter a motivação

À medida que o final de um Pomodoro se aproxima, sente-se cada vez mais motivado para atingir o objectivo definido antes do fim do intervalo.

Este entusiasmo gera um impulso para trabalhar de forma mais eficiente. Ao longo do tempo, estes curtos períodos de motivação acumulam-se, aumentando significativamente a produtividade.

Vantagens e desvantagens

Como qualquer outro método de estudo, a técnica Pomodoro tem vantagens e desvantagens. Os principais pontos positivos e negativos desta técnica são os seguintes:

Vantagens

  • Mantém-no totalmente concentrado numa tarefa de cada vez.
  • Se esta técnica for utilizada com frequência, a produtividade aumenta consideravelmente.
  • Permite-nos medir o tempo gasto em cada assunto.
  • A técnica Pomodoro é uma óptima forma de nos organizarmos e aprendermos a definir prioridades.
  • É um método de estudo ideal para as pessoas que têm dificuldade em começar a fazer os trabalhos de casa, porque ao definir blocos curtos de trabalho, é mais fácil deixar a preguiça de lado.
  • Evita o cansaço e mantém a motivação para estudar.

 

Desvantagens

  • Este método de estudo é um pouco inflexível, pois a margem de adaptação dos tempos de estudo não é muito ampla. Não é possível estabelecer Pomodoros de 40 minutos e pausas de 15 minutos, pois a técnica não funcionaria.
  • Esta técnica exige um nível de concentração muito elevado e é, por isso, muito absorvente. Se quiser obter os resultados correctos, não deve parar a meio dos Pomodoros para falar com alguém ou responder a uma mensagem.
  • É um processo totalmente individual, não compatível com o trabalho em grupo.
  • A sua utilização é contraproducente no trabalho criativo, pois as pausas interrompem o fluxo da criatividade.

Quando é que posso usar a técnica Pomodoro?

Pode utilizar a técnica Pomodoro sempre que precisar de se concentrar nas suas tarefas de estudo ou trabalho.

Para a aplicar, basta pegar num temporizador e definir intervalos de 25 minutos durante os quais se concentrará exclusivamente no seu trabalho.

No entanto, se quiser utilizar este método de estudo de forma eficaz, é importante que se encontre num local que cumpra determinadas condições.

Deve estar num ambiente calmo, confortável e sem distracções, onde se possa concentrar facilmente. Esqueça a televisão, o telemóvel e as consolas de jogos de vídeo. Além disso, certifique-se de que é um local onde não é frequentemente interrompido.

Não tente utilizar a técnica Pomodoro no seu café ou restaurante favorito, na sua sala de estar com toda a família à sua volta ou numa sala de aula cheia de gente – não vai funcionar.